Segunda a Sexta: 9:30 às 18:00
(11) 3034-2469 / 3812-0169 / 3814-1359
Sábado das 10:00 às 18:00

Descubra como adaptar as cômodas na decoração de diversos ambientes

Como qualquer outro item da decoração, as cômodas podem ter várias funções nos mais diferentes ambientes. Para a construção de um espaço harmonioso, uma das questões mais importantes é a criatividade, já que ela permite mesclar móveis novos e antigos, customizá-los, além de realizar adaptações à função original, trazendo a eles ainda mais utilidade.

O charme de um móvel antigo é indiscutível e por isso tantas pessoas têm buscado essa alternativa. No caso das cômodas, item essencial quando se trata de organização, ela é bastante comum em diversos ambientes, desde o quarto do bebê, até a sala ou mesmo o escritório. Uma vantagem é que ela permite guardar roupas, sapatos, livros e acessórios, ou seja, uma infinidade de objetos dentro das gavetas ou por cima, para deixar em exposição e com fácil manuseio, o que é necessário, dependendo do item.

Trazer detalhes clássicos valoriza a decoração, mas há uma diferença entre retrô e vintage, como explica a SOS Móveis Antigos. “Criar um móvel totalmente novo e moderno, mas com características de décadas passadas é o que se entende por retrô, enquanto o vintage é aquela peça que realmente foi confeccionada há algum tempo e passou por restauração, para garantir não só as particularidades como o perfeito funcionamento, além de mantê-la visualmente atraente”, conta. A peça vintage, por sua vez, também é capaz de mexer com o emocional, já que pode trazer aspectos familiares e lembranças, por isso, é a opção de muitas pessoas.

Embora com toda a versatilidade, um dos locais mais comuns para as cômodas são os quartos. Em especial no espaço destinado ao bebê, uma das utilidades da parte de cima é organizar de modo que ela se torne um trocador. Isso otimiza o espaço, pois com um único móvel é possível realizar mais de uma atividade, como guardar as roupinhas e ainda trocar a fralda. Os itens necessários para isso, como os lenços umedecidos, podem ficar na própria superfície, mas caso o espaço fique muito pequeno, eles devem ser acomodados na gaveta. Quando o bebê cresce, as cômodas ainda podem ser úteis, para guardar os brinquedos nas últimas gavetas, mais próximas do chão, o que estimula que eles tenham a disciplina de organizar os próprios itens utilizados para brincar. Uma dica importante é optar por um modelo que não seja muito alto e proteger as quinas, para evitar acidentes.

Já para o quarto dos adultos as cômodas podem ter outras características. Uma das mais clássicas é servir de penteadeira, em especial para as mulheres, que agregam acessórios como maquiagem, pentes e presilhas, além do espelho, que pode ser uma ótima ideia para lugares pequenos, já que proporciona sensação de amplitude. No quarto do casal ela traz um aspecto romântico e o uso pode ser compartilhado por ambos. Na sala de jantar, ela pode servir de buffet ou mesmo para alocar os talheres e pratos. A sala de estar é um local de destaque, já que permite guardar itens que atrapalhem a locomoção, bem como expor outros objetos de decoração. Embora menos usual hoje em dia, servir de suporte para a TV também é uma opção. Seja qual for o cômodo escolhido, o importante é buscar combinar os móveis, as cores e não deixar de lado a criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×