Segunda a Sexta: 9:30 às 18:00
(11) 3034-2469 / 3812-0169 / 3814-1359
Sábado das 10:00 às 18:00

Dia do escritor: como montar um espaço vintage que incentive a escrita?

 

Todo dia 25 de julho é comemorado o dia do escritor, data que homenageia aqueles que se dedicam às palavras escritas. Com a habilidade de entreter e transmitir conhecimento aos leitores, um escritor busca sempre aumentar o seu vocabulário e se atentar sempre à gramática e à ortografia, sem contar no conhecimento do que está acontecendo ao redor do mundo. Embora a escrita seja um dom para muitas pessoas, tudo isso pode ser ainda mais explorado em um espaço apropriado. Nada melhor do que estimular a criatividade e uma boa escrita em um lugar aconchegante e que possua os recursos necessários.

Pensar em uma decoração que incentiva a escrita não é uma tarefa tão simples, pois cada pessoa tem sua exigência. Porém, existem móveis básicos e necessários nesses espaços como mesa e cadeira. Estes, por sua vez, precisam se sobressair em conforto, pois várias são as horas que o escritor passará ali, por muitas vezes seguidas, para que não se perca a inspiração. Fazer uma escolha bem pensada é tentar otimizar o espaço para que a locomoção e o acesso aos materiais necessários sejam simples e prática. Jornais, revistas e livros, bem como os lápis e canetas são fundamentais nesse processo e por isso, é interessante que estejam sobre a mesa e em uma prateleira próxima.

A SOS Móveis Antigos, especialista no comércio de móveis vintage, conta que uma decoração adequada é capaz de estimular o processo de escrita de uma pessoa. “O escritor precisa de referências e espaços que o levem a explorar sua criatividade. Os móveis vintage têm esse potencial, já que por si só são capazes de alcançar memórias”, afirma. Além do momento da escrita, também é importante que o escritor tenha um contato com o espaço, em que ele possa sentar, pensar e deixar que novas ideias surjam. Nesse sentido, banquetas, sofás e poltronas são muito bem-vindos. Decorá-los com almofadas é uma ótima ideia, contribuindo para um lugar mais acolhedor. 

Caso o espaço seja grande, uma mesa de centro é bastante conveniente, até mesmo porque outras pessoas podem ser recebidas no local. As esculturas também dão um charme a mais, desde que combinem com o restante da decoração. O relógio é um item indispensável e que além de decorativo tem a função de orientar o escritor sobre o tempo em que ele está ali, se dedicando ao seu trabalho. Junto da mesa ou escrivaninha, os porta-retratos são objetos importantes para estimular a memória afetiva e inspirar uma escrita mais leve. 

Embora várias sejam as ideias, a SOS Móveis Antigos reforça que é primordial que todas as escolhas levem em consideração os gostos e desejos do escritor. “Vários outros itens podem compor uma sala de escrita, desde que de alguma forma eles tenham alguma contribuição. Muitos móveis vintage podem carregar o espaço e trazer mais cansaço do que produtividade”, alerta. Outro ponto importante é a iluminação. Quando a sala não possui uma iluminação própria favorável, o uso de luminárias é muito relevante, justamente para não sobrecarregar a visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×