Segunda a Sexta: 9:30 às 18:00
(11) 3034-2469 / 3812-0169 / 3814-1359
Sábado das 10:00 às 18:00

Madeira na decoração é tendência, mas exige cuidados na escolha

A decoração de casas, apartamentos ou escritórios vai muito além da necessidade de adaptação do espaço, é também uma maneira de trazer originalidade e conforto. Vários são os tipos de material utilizados e a madeira é um deles, capaz de se diferenciar entre os demais. Embora por muito tempo esquecida, a madeira na decoração tem ganhado destaque e isso ocorre devido à ressignificação do seu uso especialmente nas residências, em salas e cozinhas. Nada como recorrer à marcenaria planejada e aos móveis vintage, sendo uma das principais tendências do momento a sua utilização na cor natural.

Várias são as possibilidades de uso da madeira na decoração, como nos móveis ou em luminárias. Além do conforto e bem-estar, segundo o jornal O Popular, ela também faz referência à brasilidade. Para tanto, é necessário harmonizar o ambiente com almofadas, tapetes, tecidos, plantas e demais objetos que possam contribuir para a construção de um conceito diferente e brasileiro. Assentos, quadros, luminárias, mesas e armários, essas são apenas algumas das coisas que se pode fazer com a madeira dentro de casa. Mesmo que ela em sua cor natural esteja em evidência, nada impede de tingir para ganhar mais cor para o ambiente. Assim, mais objetos com essa matéria-prima podem ser utilizados, abusando do contraste das cores. 

Um dos materiais mais antigos nas construções, a madeira na decoração é bastante utilizada devido a sua grande durabilidade, boa resistência ao tempo e segurança. Para começar a mudar o cenário da casa, uma das ideias é planejar toda a mobília que se pretende fazer em madeira. Por outro lado, recorrer a peças antigas pode ser uma ótima sacada para diferenciar o ambiente. A SOS Móveis Antigos, explica que a madeira na decoração permite que as pessoas fiquem mais próximas da natureza e isso faz com que a busca por esse tipo de material seja constante. “Trabalhamos com móveis vintage há 30 anos e grande parte da procura de nossos clientes está relacionada a produtos de madeira. Além da beleza e do valor histórico que os produtos da loja apresentam, a durabilidade do material é outro fator levado em consideração”, afirma. 

Mesmo com todas as vantagens da madeira na decoração, é imprescindível que o consumidor esteja atento às lojas e profissionais envolvidos em sua comercialização. Por se tratar de um bem muito importante para a natureza, é preciso que se tenha um manejo responsável. Isso envolve o atendimento à legislação que orienta, entre outras coisas, o replantio de árvores em áreas desmatadas. Avaliar a procedência é uma das prioridades, mas além de se preocupar com uma extração legal, o processo de tratamento do material e do transporte também precisam ser considerados.

Caso o intuito seja trazer leveza para o ambiente, utilizar a cor natural da madeira na decoração é a melhor escolha. Já se o intuito for a sofisticação, a cor preta é a mais recomendada. Inserir quadros coloridos e vasos também são bastante indicados, para ambos os ambientes. Lembrando que essa matéria-prima é ainda um tipo de isolante térmico, proporcionando uma temperatura confortável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×