Segunda a Sexta: 9:30 às 18:00
(11) 3034-2469 / 3812-0169 / 3814-1359
Sábado das 10:00 às 18:00

Retrô ou vintage? Veja a diferença entre as duas opções de decoração

Cada geração é marcada por um estilo, seja no que se refere à vestimenta, aos móveis e até mesmo à personalidade, que é resultado de influências vindas de uma série de esferas, como as culturais e políticas. Mas o que é mais interessante nisso tudo, é que mesmo com o passar do tempo e, consequentemente, a modernização das coisas, muitas pessoas ainda têm interesse em resgatar objetos utilizados em décadas passadas para ajudar a compor os mais diferentes ambientes, seja em casa ou em espaços comerciais. Há, inclusive, os que reforçam que muitos dos móveis fabricados antigamente possuem mais resistência e durabilidade se comparados aos novos. Porém, é difícil escolher entre retrô ou vintage, e ainda há uma confusão sobre a diferença entre essas decorações. Alguns pensam se tratar da mesma coisa, quando na verdade elas possuem particularidades que as caracterizam.

Toda decoração, retrô ou vintage, tem como principal objetivo resgatar algum tipo de lembrança ou referência do passado. A retrô é aquela em que os móveis apresentam aspectos antigos, mas sua funcionalidade é atual. Neste caso, apenas o design é inspirado em épocas passadas, mas os produtos são novos. Já a decoração vintage é a que utiliza de móveis realmente fabricados antigamente, tal como foram projetados. Essa segunda possibilidade é muito comum ser presenciada em casas de família que passam de geração em geração. Os móveis vintage possuem grande importância, pois se valorizam com o tempo, desde que estejam em bom estado de conservação, e ganham destaque em importantes espaços.

Independentemente da escolha entre retrô ou vintage, os objetos certamente trarão charme e elegância para o cômodo, mas outra característica importante que os diferencia diz respeito à época. O vintage remete a décadas mais antigas como de 20 a 60, enquanto o retrô é mais moderno, sendo as releituras embasadas nas décadas de 70 e 80.

Depois de definido, entre retrô ou vintage, vem a decisão sobre onde comprar. A SOS Móveis Antigos é uma loja especializada nesse segmento e possui um grande acervo. Com peças variadas, desde sofá, espelho e abajur, até livros e louças, o catálogo de móveis pode ser conferido pelo site, no qual também é possível solicitar um orçamento. Caso você procure elementos vintage, não deixe de entrar em contato e desfrutar da sua melhor experiência de compra, aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×